Portugal Pegando Fogo

O país queridinho dos brasileiros apresenta experiências gastronômicas para todos os gostos – e bolsos

Portugal é uma nação gastronômica, com raízes profundas na valorização de ingredientes locais, vinhos premiados e pratos que contam a história do país. Hoje o tema está mais em alta do que nunca, sendo uma das muitas razões para que o país atraia visitantes do mundo inteiro — e os brasileiros, em especial. Em meio a novos festivais, renomados restaurantes e experiências culinárias exclusivas, Portugal se firma como um centro de destaque da gastronomia mundial, onde a tradição e a inovação convivem lado a lado, conquistando tanto os paladares tradicionais quanto os mais ousados.

Um dos eventos que tem chamado atenção é o Festival Chefs on Fire, que acaba de completar sua quinta edição em Cascais. E celebra a brasa como protagonista indo muito além do simples churrasco de carne grelhada na brasa. Durante três dias, chefs portugueses e internacionais se revezam em criações gastronômicas complexas e originais, sendo cada prato elaborado com técnicas que levam horas ou até dias para serem concluídas. Pratos vegetarianos, peixes e até sobremesas defumadas e preparadas no fogo surpreendem seus visitantes com ingredientes locais e muita criatividade. Mais que um evento, o Chefs on Fire é uma experiência gastronômica completa, com shows, uma área kids e uma feira de produtos locais — uma imersão para quem aprecia a arte de cozinhar com fogo e o que a técnica pode produzir.

Já para aqueles que buscam um contato ainda mais próximo com a natureza, uma iniciativa singular, na mesma região, leva os visitantes a uma exploração sensorial das plantas e frutos nativos. O “Food Lab” promove diversas experiências e dentre elas, uma é muito especial. O grupo começa com uma caminhada guiada por um parque público, onde são colhidos ingredientes para observação. A guia então faz uma aula sobre as espécies e sobre seus usos culinários. Ao fim da caminhada, um brunch aguarda os visitantes. A refeição é muito farta e preparada com alguns dos ingredientes explorados durante o passeio. O projeto, idealizado pela chef Claudia Mataloto e pela pesquisadora apaixonada por botânica Fernanda Botelho, oferece uma experiência única e educativa. E assim conecta as pessoas à natureza e aos sabores locais, tudo acompanhado de bons vinhos e de uma linda mesa preparada para receber com aconchego e descontração. Tudo ao ar livre, sob belíssimas árvores.

Indo até o litoral, a cerca de 30km de Lisboa, a gastronomia segue a surpreender. Em um cenário deslumbrante à beira-mar fica o restaurante Maré, do estrelado chef José Avillez. Aberto há pouco mais de 1 ano, se destaca com pratos elaborados com frutos do mar frescos, alguns deles trazidos diretamente do mar por pescadores locais. Com uma proposta mais descontraída, a casa oferece pratos de assinatura com a presença de influências orientais. Já na entrada, um aquário repleto de lagostas vivas dá uma prévia do frescor e da qualidade do que se espera: o chamado “prato do mar” é um dos “carros-chefes” com enormes camarões carabineiros, peixe fresco e mariscos. Mas é apenas uma das fantásticas opções disponíveis do cardápio. Avillez ressignifica a experiência do que é a alta gastronomia portuguesa com frutos do mar, conectando o local ao global com criatividade e inovação.

O enoturismo é outra experiência que tem ganhado cada vez mais força no país. Na região do Dão, um dos novos polos de turismo de luxo e degustação de vinhos, novos hotéis e restaurantes de excelente qualidade vêm oferecendo uma experiência que atrai visitantes do mundo inteiro. O novo hotel Valverde de Santar, inaugurado recentemente em uma antiga casa que pertence à família real portuguesa, representa o auge da combinação entre tradição e modernidade. Em meio a vinhedos e jardins imponentes, os hóspedes podem desfrutar de uma piscina interna e outra externa em meio aos jardins, um SPA moderno, além de uma gastronomia que remete aos sabores tradicionais portugueses, porém reinterpretados pelo chef António Silva com ingredientes frescos da região. Com um número reduzido de quartos – são apenas vinte – o hotel oferece um ambiente exclusivo e intimista, perfeito para quem quer explorar o melhor do turismo de luxo em Portugal.


Na cidade do Porto, a criatividade dos chefes transforma a gastronomia local em algo inovador e ousado. O restaurante Euskalduna Studio, do chef Vasco Coelho Santos, é um exemplo disso: com uma estrela Michelin, o restaurante combina ingredientes portugueses com técnicas japonesas, criando um menu degustação no estilo omakase que é uma verdadeira viagem sensorial. A proposta da casa é descontraída, com pratos servidos no balcão, e surpreendente. Cada etapa é elaborada com uma atenção minuciosa aos detalhes, respeitando tanto a cultura portuguesa quanto a tradicional culinária asiática. Um verdadeiro espetáculo de sabores.

Em Vila Nova de Gaia, no lado oposto do rio Douro à cidade do Porto, o Mira Mira encanta com uma experiência gastronômica que mistura o tradicional do país com muitas técnicas contemporâneas, em um ambiente com vista deslumbrante para o Mosteiro da Serra do Pilar e para as margens do Douro. No coração do complexo de museus WOW, o restaurante do chef Ricardo Costa combina os sabores de Portugal com toques modernos, em pratos que exaltam ingredientes locais de alta qualidade, como o delicado bolinho de queijo dos Açores e o bacalhau com purê de feijão e camarão da costa. Durante uma das etapas da refeição, os clientes são inclusive convidados a conhecer a cozinha e acompanhar o preparo do prato. E é lá onde provam uma ostra com foie ralado, em um momento de interatividade. A experiência é uma série de surpresas e a certeza de que gastronomia também é arte.

Portugal sempre foi um país de grandes experiências gastronômicas, mas agora está em um novo auge, oferecendo cada vez mais opções para todos os gostos. Se os ingredientes e a tradição sempre foram protagonistas, a inovação agora dá um toque moderno que atrai turistas de todos as partes do mundo. E que encontram no país uma combinação de história, autenticidade e sofisticação dentro de um prato.

× ANUNCIE