FENDI COUTURE AUTUMN/WINTER 2021

“Pasolini observou que Roma se tornou moderna – e isso é o que me interessa: conectar eras, o antigo com o novo, o passado com o presente.” – Kim Jones

Foto: Divulgação

Se a estreia de Kim Jones Couture traçou sua transição da Inglaterra para Roma, então o outono / inverno de 2021 o vê se estabelecer na Cidade Eterna, onde a poética do cineasta romano Pier Paolo Pasolini apresenta uma lente para explorar a capital. “Roma é uma cidade fascinante porque tem tantos passados ​​- e me senti atraído por Pasolini porque sempre fui inspirado por sua visão do mundo”, explica Jones. “Ele é um estranho na história romana, mas cuja voz permanece constante.”

A perspectiva de Pasolini sobre a realidade é refletida e refratada por toda parte, com capítulos da história de Roma entrelaçados e tratados dentro de um contexto contemporâneo. Em uma coleção onde nada é o que parece, onde formas e tecidos introduzem infinitas ilusões, o cineasta Luca Guadagnino enquadra o espetáculo a partir de sua própria compreensão de Pasolini. “Há muito admiro o trabalho de Luca – e, ele é alguém que, como Pasolini, toca em assuntos que são relevantes para o agora”, diz Jones. “Quando um historiador examina a história, ele o faz diretamente”, explica Guadagnino. “Mas quando um mestre cineasta e poeta como Pasolini olha nos olhos da história, seu olhar é sublimador. Por meio dela, a história se torna uma posse urgente e delicada do agora … o passado entra no presente e respira nosso ar ”.

Foto: Divulgação

Temporalidades sobrepostas são mais diretamente expressas em peças que reanimam vestimentas antigas, suas peles e tecidos digitalizados e reprisados ​​como jacquards de seda fantasmagóricos. Inseridos em bordados Cornely e contas de cristal, eles localizam uma transfiguração poética do passado nos dias de hoje. Em outros lugares, a vida é soprada nas estátuas romanas que cercam o FENDI Palazzo, sua cortina de mármore agora expressa através de sedas trompe l’oeil e os arcos que habitam adaptados aos saltos dos sapatos. A força de suas silhuetas se traduz em delicados minivestidos de renda, onde volutas clássicas são conjuradas por meio de bordados intrincados.

O fascínio imortal da pedra italiana e os métodos de sua manipulação aparecem como uma presunção constante. As incrustações de Pietra dura tornam-se intarsia de couro flexível; pregas de couro prensadas capturando o espírito ilusório das esculturas de Bernini. Formadas em mármore italiano, as joias esculpidas à mão ondulam com o movimento, como se estivessem congeladas no tempo. Mosaicos de madrepérola são dispostos em camadas sobre vestidos de tule, bolsas e sapatos, enquanto um macacão é costurado em cordeiro persa.

A encruzilhada cultural da Roma Antiga se reflete em um elenco diversificado, composto por modelos de todas as idades. “Na época, era o centro do mundo”, diz Jones. “Eu queria incluir todas as pessoas que o teriam habitado naquela época, assim como agora.” O espírito da FENDI, de olhar para o passado desta cidade enquanto se projeta para o futuro, é revitalizado mais uma vez.

Confira:

Fotos: Divulgação

 

× ANUNCIE