Natura lança Biōme, marca de produtos em barra que propõe nova lógica de consumo e regeneração do planeta

Com fórmulas veganas, zero plástico e até 100% de naturalidade, Natura Biōme lança um novo olhar para consumo regenerativo: um dos principais ingredientes dos produtos, óleo de dendê, é oriundo de sistema agroflorestal pioneiro. Marca também inclui acessório para armazenar as barras produzido a partir de tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina.


Imagem: divulgação

Uma marca de produtos de beleza e cuidados pessoais em barra, zero plástico, que nasce dentro de uma nova lógica de consumo a partir de soluções regenerativas para as pessoas e para o planeta. Essa é a proposta Natura Biōme, primeira linha de produtos sólidos da Natura com fórmulas altamente naturais, sensoriais, veganas e de máxima performance. Com mais de seis anos de pesquisa e tecnologia aplicadas, a marca materializa os princípios regenerativos ao empregar ingredientes derivados de soluções baseadas na natureza, como o óleo de dendê, produzido em sistema agroflorestal pioneiro, e o uso de bioresina, feita a partir de captura de gás metano e aplicada no desenvolvimento de acessório para armazenamento das barras. Natura Biōme chega ainda com fragrância única – uma nota amadeirada a partir do coração da Copaíba que se entrelaça com a pureza do Vetiver.

Segundo Andrea Álvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura, o diferencial de Natura Biōme está nas escolhas: tanto no desenvolvimento dos produtos quanto nas embalagens, todas inteiramente pautadas por princípios de regeneração, com o menor impacto ecológico possível e reutilizando os recursos disponíveis.

Um dos principais ingredientes de Natura Biōme é o óleo de dendê, produzido no primeiro sistema agroflorestal de dendê do mundo, o SAF Dendê. Liderado pela Natura há mais de 12 anos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), o projeto contrapõe a lógica da monocultura e cultiva dendê no Pará de maneira sustentável, aproximando a cultura da oleaginosa do seu ambiente original na floresta por meio da associação de diversas plantas no sistema de produção, como mandioca, banana, pimenta, ingá, cacau, açaí, bacaba e madeiras. Os tratos culturais nas áreas do SAF Dendê se baseiam no manejo agroecológico sem o uso de agrotóxicos, com adubação orgânica, adubação verde, cobertura viva e uso de biocaldas.

“O SAF Dendê revolucionou a maneira de produzir essa oleaginosa, pois é um sistema que, na contramão da monocultura, não agride o meio ambiente. Pelo contrário, é inteligente ao mimetizar a floresta e as relações benéficas de seus componentes, gerando diversos serviços ambientais, como a conservação do solo, da água e da biodiversidade da natureza”, explica Andrea. Natura Biōme conta ainda com embalagens zero plástico, feitas de papel reciclado e reciclável pós-consumo. Internamente, os produtos são protegidos por filme celulósico biodegradável, obtido a partir de fontes renováveis e compostáveis.


Imagem: divulgação

Na fase de lançamento, serão comercializados cinco produtos em barra: shampoo de uso diário, shampoo de hidratação, condicionador, sabonete cremoso e sabonete esfoliante. Futuramente, o portfólio deve ser expandido para mais de 20 produtos, também em formato sólido, em diversas categorias.

“Após anos de pesquisas, desenvolvemos produtos altamente naturais, com máxima performance, deliciosos de usar e, o mais importante, pautados por tecnologias regenerativas baseadas na natureza. Por sua característica altamente inovadora, que utiliza ciência inédita no mundo aplicada a cosméticos, iniciaremos em pequena escala para, posteriormente, evoluir a expansão da marca conforme formos aprendendo e trocando experiências com nossos clientes”, sinaliza Andrea.

O portfólio da marca também inclui um suporte exclusivo para uso das barras produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, tornando um gás potencialmente nocivo ao meio ambiente em material compostável e biodegradável. O acessório é fruto de uma parceria da Natura com a startup californiana Mango Materials, pioneira no desenvolvimento de novos materiais de impacto positivo para o planeta. Outro destaque é a fragrância, criada especialmente para a linha: uma nota amadeirada marcante a partir do coração de Copaíba, óleo essencial da biodiversidade brasileira, que se entrelaça com a pureza verde do Vetiver.

Atualmente, Natura Biōme está à venda na loja-conceito da marca na Oscar Freire, em São Paulo, rua que marcou o primeiro endereço da Natura, em produtos unitários e, futuramente, a granel, um novo formato que permite a customização da compra. A marca, em breve, também estará disponível no e-commerce próprio.

“Não dá mais para pensar em beleza sem pensar no seu impacto para as pessoas e o planeta. Na Natura, essa crença permeia o desenvolvimento dos nossos produtos há muito tempo. Porém, com o lançamento de Natura Biōme, renovamos o nosso convite às pessoas que buscam, por meio da regeneração, encontrar uma melhor relação consigo mesmas e com seus corpos, assim como com os outros e com a natureza da qual somos parte”, acrescenta Andrea.

A executiva destaca que o desenvolvimento sustentável não deve ser uma alternativa, mas uma solução adotada de maneira cada vez mais ampla e constante em toda a cadeia produtiva das empresas. “Natura Biōme é mais uma prova de que as pessoas não têm que abrir mão de qualidade e alto desempenho nos produtos para gerar impacto positivo no planeta. É possível fazer as duas coisas, ao mesmo tempo”, finaliza.

× ANUNCIE