Trazer cores que influenciam o futuro. Esse é o objetivo do estudo internacional de cores da AkzoNobel, o Colour Futures™, que completa 20 anos de existência, apresentando o tema “As Sementes da Transformação” para as 37 cores de quatro novas paletas que serão tendência em 2023. O estudo revela, ainda, a Cor do Ano.
Ao todo, são 3 décadas de atuação na área de design de cores, mas a campanha Cor do Ano chega ao seu 20º aniversário. Todas as cores apresentadas anualmente são estrategicamente pensadas para compor texturas, efeitos especiais modernos para o mercado aeroespacial, automotivo, de bens eletrônicos de consumo, móveis de metal, iluminação, armários, pisos, produtos para construção e arquitetura, bem como tintas decorativas.
“Em 2023 celebramos 30 anos de design de cores, com foco nas cores que influenciam o futuro. Nas últimas duas décadas, buscamos entregar às pessoas e aos profissionais que nos acompanham em todo o mundo a inspiração e as informações necessárias para facilitar e aprimorar a escolha de cores, tanto para ambientes residenciais, como para os comerciais. Reunimos um grupo de experts em tendências internacionais para garantir a máxima qualidade do nosso trabalho para que nossa escolha esteja em sintonia com o momento que vivemos. Também criamos um vasto conteúdo de apoio, entre vídeos, imagens e artigos, disponibilizando, assim, todas as ferramentas necessárias para transformar a vida a partir das cores”, explica Juliana Zaponi, Gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel América Latina.
Como é feito o Colour Futures
Quando se trata de selecionar nossa Cor do Ano, como podemos ter certeza de que o tom escolhido realmente representa o momento que as pessoas estão vivendo e suas necessidades? Para determinar o futuro das cores, a AkzoNobel realiza uma rigorosa pesquisa global, que analisa tendências sociais, econômicas, culturais, tendências globais de design e de cores para chegar até o estudo final apresentado pelo Colour Futures.
Todos os anos, durante três dias, é realizado um grande brainstorming de previsão de tendências, com experts internacionais em design de várias áreas que se unem para compartilhar ideias e impressões. São arquitetos, autores, analistas culturais, editores, inovadores em design e tecnologia, que trazem insights de todo o mundo. Cada expert apresenta suas observações e, em seguida, todo o time desenvolve ideias de cores que vão influenciar o estilo de vida em todo o planeta no próximo ano.
Tudo isso, acontece no Centro de Estética Global AkzoNobel, localizado em Amsterdã. A equipe é liderada por Heleen Van Gent, Diretora de Criação e Chefe do Centro de Estética Global. Heleen ingressou no Centro de Estética Global em 2009, após 20 anos trabalhando no mercado editorial como designer de interiores e editora de design. Depois de se formar na Royal Academy of Art, em Haia, na Holanda, foi professora na Artemis Design Academy, em Amsterdã, e editou vários livros sobre design de interiores e cores. Ela viaja pelo mundo orientando os mercados da AkzoNobel sobre cores e design.
“Neste ano, discutimos tudo, desde terapia de horticultura a tecidos futuristas, da rede subterrânea florestal a economia circular. O resultado? Mágicas sementes de inspiração para a nossa história de cores.”, conta Heleen.
A equipe multidisciplinar e multicultural, conta com a presença de duas brasileiras, que representam a América do Sul: Carlota Gasparian e Adriana Pedrosa, ambas Designers de Cores e Superfícies que contribuem para a elaboração do Colour Futures e para a escolha da Cor do Ano.
Colour Futures: 20 anos de tendências
Cada uma das Cores do Ano nos últimos 20 anos conta a história de um momento histórico. Cuidadosamente selecionadas a partir de insights globais, respaldadas pela experiência da equipe de cores do Centro de Estética Global, elas mostram um claro panorama da mudança nas preferências ao longo desse período.
Entre 2004 e 2007, primeiros anos de Colour Futures, a tendência estava nos azuis e violetas que traziam sensação de calma e tiveram um papel dominante nas paletas de cores desse período. De 2007 a 2013 foi a vez dos amarelos otimistas, dos tons ensolarados, com as pessoas buscando mais positividade para seus interiores.
A partir de 2013 aumenta a prevalência de tons neutros, com tendência crescente para os acinzentados que ganharam grande popularidade. De 2015 para cá, ganharam espaço os tons terrosos, quentes e saturados. Os últimos 8 anos mostram uma preferência crescente por cores que trazem uma sensação positiva, quente e terrosa, numa mudança clara em direção às cores neutras e naturais: uma tendência que chega ao auge neste ano com a história do Colour Futures totalmente inspirada na natureza.
“Enxergamos uma mudança de tons mais vibrantes para uma busca maior por cores neutras e naturais. Esse ano, nossas cores refletem cuidadosamente os tons que encontramos na natureza: do cinza, presente nos cogumelos, aos marrons, madeirados e rosas florais. Todas as cores em nossas paletas são feitas para serem utilizadas em conjunto. Assim, nossa paleta com 37 cores oferece às pessoas uma maneira fácil de criar combinações inspiradoras, que além de seguirem as tendências mais recentes, são também práticas”, explica Juliana Zaponi.
Paletas e tendências para a cor de 2023
A partir deste estudo, que identificou a natureza como personagem central, a equipe de experts em cores da AkzoNobel revelou a Cor do Ano de 2023: Silêncio de Inverno. O tom claro e terroso evoca plenitude, calma e a magia das transformações. Uma cor positiva, natural e cheia de energia, que nos conecta com o que há de mais puro no planeta e faz da casa um lugar mais aconchegante.
Da cor principal foram derivadas as 37 cores do ano de 2023 que funcionam juntas, oferecendo combinações que se tornam perfeitas para o momento atual. São quatro novas paletas para 2023, que refletem as diferentes maneiras pelas quais a natureza está presente na vida das pessoas. São tendências nas paletas, cores que refletem o Foco na Saúde Mental, o Pensamento Coletivo, a Bioinspiração e os Ciclos de Vida.
Sobre a AkzoNobel
Fornecemos tintas e revestimentos inovadores que nossos clientes e comunidades demandam cada vez mais, e o fazemos com cada vez menos impacto no meio ambiente. Tudo o que fazemos é para maximizar o potencial de Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – têm a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria, servindo diversos setores. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira desde 1792, comprometida em levar cor às vidas das pessoas e com metas climáticas baseadas na ciência, tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globais relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.