Fotos: Divulgação
As Terras de InnVernia oferecem o que há de melhor na Serra da Mantiqueira, no Espírito Santo do Pinhal. O objetivo dos sócios, Eduardo Cruz e Marcelo Luchesi, era desenvolver o plantio de uvas originárias da Itália, de forma pioneira no Brasil, em uma região também única. A marca, multirregional e multinacional, tem projetos em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Califórnia, nos Estados Unidos, e no Chile.
O esforço para oferecer uma vinícola diferenciada não é à toa. Em uma década, dobrou o número de consumidores de vinho no Brasil. De acordo com levantamento da Wine Intelligence, que analisa o setor vitivinícola no mundo, o consumo mensal de vinho em território brasileiro chegou a 36% da população adulta. Em 2010, o percentual de consumidores era a metade. Crescendo organicamente e construindo uma história icônica na região conhecida por muitos como a o “Napa Valley”, em referência a região norte-americana, ou, “Toscana Brasileira” a tradicional região italiana, a InnVernia é o destino certo para quem adora uma boa aventura ou, apenas, um dia relaxante em meio à um cenário memorável. Com clima e solos ideais para a produção de uvas de qualidade, além de oferecer experiências surpreendentes aos seus visitantes, a vinícola também leva a sério o cuidado com o planeta.
Foto: Divulgação
O local optou por práticas sustentáveis de manejo do solo, sem agredir as terras, ao tempo em que restaura seus processos naturais e estruturais. Através do uso de pó de rocha, adubação verde — plantação de girassol, crotalária, trigo-sarraceno e aveia selvagem — e sua subsequente incorporação ao solo, nutrientes são transferidos e fixados de forma sustentável. Ou seja, a remineralização e a fixação de nutrientes vitais às parreiras, são feitas sem agredir o ecossistema. “Utilizamos da própria natureza e de compostagem para nutrir o solo e suas parreiras”, comenta Marcelo Luchesi.
Foto: Divulgação
O empreendimento investe ainda, na recuperação da vida selvagem, “Rewild”, protegendo matas nativas e rotas de animais. Onças e lobos voltaram a ser avistados e conviver harmonicamente com a natureza. Aos visitantes, o local oferece a experiência do plantio, de colocar as mãos na terra de fato e se tornar, por um dia, um agricultor, viticultor ou agente de preservação e recuperação ambiental. Dessa forma, você irá marcar a história da InnVernia com suas próprias mãos. Um novo conceito em vinícola com experiências ricas em cultura, sabores, momentos únicos e sustentabilidade. A visitação é aberta ao público, basta fazer o agendamento pelo WhatsApp (19) 99676-1443. Acompanhe as novidades pelo Instagram da marca (@innvernia).