Alimentos superpoderosos que não podem faltar para o seu filho para que a sua imunidade seja incrível!
O consumo regular de determinados alimentos pode melhorar atividade cerebral, capacidade cognitiva, memória, concentração e o sistema imunológico das crianças.
Você sabia que que 70 a 80% das células de nosso sistema imune estão concentradas no intestino? Sim, isso o transforma no maior órgão linfóide (que produz células de defesa) do corpo! Por isso, alimentá-lo com pré e probióticos, vitaminas essenciais, boas fontes de gorduras e carboidratos faz toda a diferença para a imunidade dos pequenos!
Então o que não pode faltar:
1. Probióticos
O alimento das boas bactérias do intestino.
Os oligossacarídeos do leite materno (HMOs, na sigla em inglês), um conjunto de estruturas de carboidratos são o terceiro componente sólido mais abundante do leite materno, depois dos lipídios e da lactose. Dados clínicos em bebês indicam que os HMOs podem ajudar a desenvolver a microbiota desejada, servindo como fonte de alimento para as bactérias boas do intestino. Por isso amamente ao menos até os 6 meses, o que fará toda a diferença na imunidade e formação da microbiota intestinal do seu filho!
Os frutooligossacarídeos (FOS) são encontrados em alimentos como o tomate, a cebola, a aveia, o trigo e a banana e a batata Yacon!
A pectina é uma fibra muito comum na casca da maçã e em frutas cítricas.
A lignina, por sua vez, é facilmente encontrada nas cascas de oleaginosas como o gergelim e a linhaça, além das leguminosas como a soja e o feijão.
A inulina é muito comumente encontrada no alho, nos aspargos e na chicória.
2. Prebióticos
Alimentos que contém microrganismos vivos, ou seja, bactérias boas que recompôem ou melhoram a flora intestinal. Ofereça Iogurte, Kefir,Coalhada, Kombucha, Leite fermentado.
3. Ácidos graxos EPA e DHEA
Ácidos graxos constituintes do ômega 3 (eicosapentaenóico [EPA] e docosahexaenóico [DHA]) são capazes de suprimir o estado pró-inflamatório e aumentar a imunidade. Para crianças menores de 2 anos, é recomendada uma ingesta diária de suplemento de EPA+DHA de 100mg, em uma ou mais refeições, e nas maiores, 250mg. As principais fontes de DHA são os peixes oleosos, como salmão e sardinha.
4. Abacate
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B podem ser muito benéficos para a imunidade! Além da luteína, o abacate apresenta uma boa concentração de ômega 3, vitaminas B6, B12, E e C, assim como selênio, colina e outros compostos essenciais para os neurônios e células de defesa!
5. Frutas vermelhas
Cheias de antioxidantes, fonte de vitamina C e ativos funcionais como o ácido elágico, as frutas vermelhas como a romã, açaí, framboesa, amora, uvas negras, cerejas e mirtilo (blueberry) e são grandes aliados da imunidade infantil! Aposte!
6. Gergelim
Uma excelente fonte de arginina, um aminoácido importante para várias funções do organismo, como a melhora da cicatrização, aumento da atividade do sistema imune, também tem propriedades antimicrobianas e nutrientes como o selênio, vitamina E e zinco, o gergelim ajuda a ampliar as defesas do organismo! Adicione a sopas e ao pratos!
7. Grão de bico
Famoso por ser considerado um “superalimento”, o grão de bico é um ótimo aliado do sistema imunológico, pois possui vitamina E, vitamina A e zinco que aumentam a defesa do organismo.
8. Cúrcuma
A cúrcuma é uma raiz muito nutritiva, que possui um composto chamado curcumina, responsável por proteger nossas células de danos causados por radicais livres e um dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade! Adicione ao arroz ou á sopa, sempre que possível!
Um abraço!
Dr Gustavo Carbonari
Médico Pediatra
CRM 142.552
Rua dos Bandeirantes, 281, Cambuí, Campinas- SP
Fones: 19 32013912/ 32035699
Whatsapp para agendamentos: 19 9 9211-4257