Premiação aconteceu no dia 12 de novembro, no Seo Rosa do Gramado, em Campinas, e reuniu 150 pessoas entre filiados e convidados do LIDE Campinas
O Prêmio Líderes da RMC, do LIDE Campinas, chegou a sua quinta edição em 2018, com uma cara nova, mais informal e homenageando líderes que foram destaque este ano. Consolidado como um dos maiores prêmios empresariais da Região Metropolitana de Campinas, o LIDE Campinas premiou lideranças em duas categorias: Excelência Ambiental e Responsabilidade Social. A festa aconteceu no dia 12 de novembro de 2018 no Seo Rosa do Gramado, em Campinas, reuniu os maiores líderes da região, além de autoridades como o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, secretários e vereadores.
“Este ano queríamos deixar o Prêmio Líderes da RMC um pouco mais informal. Por isso, optamos por fazer no Seo Rosa. Além disso, 2018 foi um ano cheio de desafios e surpresas para todos e ainda assim continuamos lutando e levando as empresas adiante. Todos somos vencedores e nada melhor do que uma festa para celebrar e homenagear os líderes da região”, afirma Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas. Ela conta que o Prêmio representa um dia de festa e de encontro de todos os filiados. “Comemoramos os acontecimentos positivos no ano. Mesmo em um período de adversidades, nossos líderes premiados e suas empresas superaram o cenário e se destacaram. É essa agenda positiva, que é característica do LIDE, que buscamos ressaltar”, conclui a presidente.
Nesses cinco anos de Prêmios Líderes da RMC, diversas empresas foram homenageadas e uma delas se destacou em todas as edições. Ela é a EMS, que em 2018 recebeu o prêmio de Responsabilidade Social. A EMS foi fundada há mais de 50 anos e com capital 100% nacional, é líder do mercado farmacêutico brasileiro há mais de uma década e pertencente ao Grupo NC. Esse sucesso resulta do investimento constante em pesquisa e desenvolvimento, da moderna infraestrutura fabril, do foco em inovação, da agilidade e pioneirismo no lançamento de produtos, da sinergia entre as diversas unidades de negócio e do talento de milhares de colaboradores. A empresa ocupa também a liderança no segmento de genéricos desde 2013 e está entre os maiores laboratórios em preferência prescritiva no Brasil. Esta big pharma tem forte presença em PDVs de todo o Brasil e atuação nas áreas de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as especialidades da Medicina. Tem o maior portfólio do setor, além de apoiar continuamente ações de responsabilidade social. Luiz Carlos Borgonovi, presidente da EMS recebeu o Prêmio Líderes da RMC 2018 em nome da EMS.
Também foi premiada a empresa Estre Ambiental e quem estava lá para receber o prêmio foi o Marcello D’Angelo. Enquanto a maioria ainda trata o lixo como resultado final da cadeia de produção ou consumo, a Estre enxerga o lixo como ponto de partida para uma série de oportunidades. A empresa oferece importantes soluções no gerenciamento de resíduos: transforma lixo em energia por meio da usina de geração de energia elétrica a partir de biogás no aterro de Guatapará (SP) e por meio da produção do Combustível Derivado de Resíduos (CDR); é especialista em manufatura reversa, processo que reaproveita mais de 85% do lixo eletrônico; recicla materiais de construção civil; e usa tecnologia de micro-ondas e desativação eletrotérmica para tratamento e destinação de lixo hospitalar, reduzindo em até 70% o volume de resíduos sem poluir a atmosfera. Entre seus serviços, também há a descontaminação de solos por biorremediação. Em todos os seus Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGR), a Estre tem uma estrutura destinada à triagem de materiais recicláveis, que contribui para a preservação do meio ambiente e inclusão social. Os CGRs da empresa têm impermeabilização do solo, drenagem e tratamento de líquidos percolados (chorume), captação de águas pluviais e sistema de remoção e queima dos gases do efeito estufa – considerado entre os mais eficientes do mundo. São 13 aterros sanitários, 5 estações de transbordo, 3 unidades para tratamento e destinação final de resíduos hospitalares, 2 operações de coprocessamento, 2 unidades de reciclagem e outras 2 de geração de energia a partir da queima do biogás, além de uma estação de tratamento de efluentes.
LIDE Campinas:
Com apenas um mês e meio de existência, a unidade Campinas do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – já demonstrava sua força ao conquistar filiados de peso dentro da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e no cenário nacional. Para Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas, o objetivo de estimular a relação entre empresas privadas e organizações públicas na região, bem como contribuir para os debates estratégicos, está bem encaminhado e dentro das expectativas. “Temas como segurança, saúde, infraestrutura e educação já estão em pauta. Dentro dos nossos objetivos está transferir o conhecimento do LIDE e aplicá-lo em uma região tão importante como Campinas, que se fosse um estado, seria o quarto maior do Brasil”, destacou. A RMC é uma das regiões mais dinâmicas no cenário econômico brasileiro e representa 1,7% do PIB nacional e 7,83% do PIB paulista. Dentro do calendário do LIDE Campinas, além dos encontros entre os filiados tais como o Business Dinner, estão previstos seminários e fóruns para o próximo ano onde serão debatidos assuntos que impactam diretamente na região.