O uso de esqualano à base de cana-de-açúcar pela indústria da beleza desempenha um papel vital na preservação dos oceanos. Marca também organiza grande ação aberta ao público de coleta de lixo nas principais praias do Brasil
A Biossance – pioneira e líder global em beleza sustentável por meio de biotecnologia inovadora e pertencente ao grupo Amyris (Nasdaq: AMRS) – anuncia o Dia Internacional do Esqualano, uma iniciativa para aumentar a conscientização global sobre seu esqualano à base de cana-de-açúcar, que apoia a preservação dos oceanos e a sustentabilidade ambiental.
O uso do esqualano à base de cana-de-açúcar como ingrediente principal para toda célebre linha de cuidados com o rosto e corpo da Biossance salva mais de dois milhões de tubarões todos os anos ao produzir em laboratório uma versão limpa e sustentável do óleo de esqualeno encontrado no fígado do animal. A marca também usa resíduos da produção de seu esqualano para criar embalagens e produzir energia, além de oferecer o esqualano a outras marcas de beleza para reduzir a dependência do esqualeno natural.
O Poder do Esqualano
O esqualano à base de cana-de-açúcar é uma molécula de mega hidratação que replica o mesmo efeito do esqualeno natural usado em cuidados com a pele por gerações. Desenvolvido na Califórnia, no laboratório Amyris, empresa mãe da Biossance, o primeiro esqualano 100% vegetal (c30H62) fornece uma alternativa mais sustentável ao esqualeno natural sem sacrificar os benefícios do ingrediente. É criado através da biofermentação da cana-de-açúcar renovável.
O esqualeno é um hidratante naturalmente produzido por todos humanos que é responsável por manter a pele hidratada e com aspecto de preenchida, no entanto, a quantidade de esqualeno na pele diminui com o tempo. Por gerações, este tem sido um ingrediente cobiçado na rotina de cuidados com a pele, já que ajuda a restaurar o que foi perdido com a idade. Historicamente, a indústria da beleza dependia fortemente do esqualeno derivado de tubarões do fundo do mar, que eram caçados e mortos por seus fígados ricos em esqualeno.
“A biologia sintética tem o poder de mudar a indústria da beleza e ser a solução mais sustentável para o futuro. Queremos que os consumidores e a indústria estejam cientes do poder de sua escolha – juntos podemos fazer a diferença”, disse Catarina Gore, Presidente Global da Biossance.
Ação de limpeza nas praias
Sendo a preservação dos oceanos parte do DNA de Biossance, a marca se uniu com a REORDER®, movimento que estimula soluções sustentáveis em prol dos oceanos na moda, para uma grande campanha de limpeza em cinco principais praias do litoral do Brasil, chamada “+Tubarões – Plásticos”.
A iniciativa acontecerá entre outubro de 2022 e 8 de junho de 2023, no Dia Mundial dos Oceanos, com o objetivo de retirar 10 toneladas de lixo ao longo da ação com o apoio de ONGs locais. Além disso, a campanha quer incentivar a conscientização de que a espécie mais perigosa dos oceanos não é o tubarão, mas sim o plástico, já que estima-se que a cada ano cerca de 11 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos, contaminando cerca de 67% dos tubarões no ambiente marinho.
A primeira etapa da dinâmica que visa o recolhimento do lixo nas praias acontece dia 15 de outubro, na Praia Brava (SC), local da sede da REORDER®, e contará com a presença da ONG Eco Garopaba, conhecida pelo Projeto Prancha Ecológica feita de garrafas PET.
Sobre a Biossance
Como pioneiros em ciência e biotecnologia, usamos nossa vasta experiência para criar produtos para a pele inovadores e de alto desempenho movidos a esqualano. Fazemos mais do que apenas fabricar produtos premiados e clinicamente comprovados, estamos moldando o futuro da beleza limpa, reinventando ingredientes, criando processos mais sustentáveis e capacitando uma comunidade de agentes de mudança. Acreditamos que o lado nerd da ciência e o lado encantador da beleza podem coexistir, e que você nunca deveria ter que escolher entre ter os produtos mais eficazes e fórmulas sustentáveis e conscientemente criadas.
Sobre a REORDER®
Como agentes transformadores, a REORDER incentiva a indústria de moda a encontrar novas alternativas de negócios que causem um menor impacto aos oceanos.
Através de colaborações, a REORDER acredita que toda a pequena ação importa, e que a moda consegue comunicar a causa por um planeta mais saudável de maneira criativa e inovadora. Em parceria com marcas como Lenny Niemeyer, Iguatemi 365, Mindse7 C&A e LIVE!, as collabs da REORDER tem o propósito de inspirar mais pessoas a fazerem parte do movimento em prol dos oceanos, mostrando que juntos somos mais fortes por um futuro melhor.