Com participações de Marina Silva, Nataly Neri e Genipapos, a nova temporada convida para a reflexão sobre saúde mental e os desafios da mulher no mundo contemporâneo
Idealizado pela comunicadora e ativista Giovanna Nader, o podcast ‘O Tempo Virou’ nasceu na pandemia com intuito de abordar temas ambientais e sociais durante um período de isolamento e reflexão da humanidade sobre seus hábitos. Ao longo de suas três temporadas, o programa acabou tomando muitas rotas e abrangendo questões variadas, já que em toda nova fase a apresentadora se guia por um tema guarda-chuva que conduz os demais episódios.
Recebendo grandes nomes em suas bancadas de conversa, como: Ailton Krenak, Erika Hilton, Bela Gil, Marina Silva, Txai Suruí, Sidarta Ribeiro e outros. O podcast se tornou referência dentro do universo da sustentabilidade, não só pela escolha de seus convidados, mas também pela pesquisa e roteiros minuciosos.
Para esta nova temporada, que estreia em novembro, o público pode esperar um fio condutor muito voltado para o universo feminino e seus desafios, e como isso, somado a problemas de saúde mental, impactam na conscientização e cuidados ambientais. “Só conseguimos agir em prol do planeta se estivermos fortalecidos mentalmente também”, explica Giovanna, que adota para esta nova fase do programa o formato videocast. Outro diferencial dessa gama de episódios, é que as últimas entrevistas, em especial a com participação de Marina Silva, historiadora, professora, ambientalista e política brasileira, foram gravadas diretamente de Manaus, dos estúdios do TedXAmazonia, com outros ativistas que lutam em defesa do bioma.
“Como esse podcast nasceu para ser um reflexo do meu aprendizado, no último ano eu voltei meu olhar para minha saúde mental e entendi que não existe a gente praticar boas ações no mundo se a gente não tiver praticando o autocuidado com a gente mesmo. E se a gente for mulher, então, o sistema patriarcal dificulta muito esse processo. Sendo assim, e focando nisso, nessa temporada quis entrevistar somente mulheres, para abordarmos além da ecologia temas, como: relacionamentos, maternidade, burnout, empreendedorismo entre outros“, conta a ativista.
Da mesma maneira que seus outros empreendimentos, como a Palma, marca de cosméticos sólidos, ativista, zero plástico e protetora do Cerrado que foi lançada em agosto, o podcast também transmite o desejo de Nader de transformar o mundo ao seu redor. “Sou muito exigente com as marcas e conteúdos que consumo e os meus não poderiam ser diferentes, prezo sempre pela transparência e qualidade em meus projetos”, finaliza.
SOBRE GIOVANNA NADER
Giovanna Nader é graduada em administração de empresas com ênfase em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – SP) e pós graduada em branding pela Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona. No início de sua carreira passou pela área de marketing de grandes empresas de bens de consumo. Em Barcelona realizou um estudo de branding para uma gigante varejista do mercado de moda espanhol, o que a colocou no mercado de moda quando voltou ao Brasil.
Essa trajetória lhe deu a oportunidade de conhecer de perto o mercado de consumo, seus gatilhos de compra ao consumidor, sua produção em massa e descarte excessivo. E a vontade de sair do mercado tradicional ficou latente. A moda com que trabalhava não era a que acreditava.
Até que, em 2013, junto com Raquel Vitti Lino, fundou o Projeto Gaveta, um movimento de moda sustentável em que os participantes trocam, entre si, roupas que não usam mais. Conheceu o mercado de moda sustentável e passou a trabalhar com uma moda mais humana, democrática e menos opressora.
Em 2018 e com o nascimento de sua filha, Marieta, entendeu a complexidade do sistema que vivemos quando se deparou com informações como quando sua filha tivesse 30 anos a Terra esquentaria 1,5℃ e haveria mais plástico do que peixes nos oceanos. Como um ímpeto de proteção àquela geração que já estava viva decidiu juntar o que tinha em mãos, seus anos como estudante de teatro e seu conhecimento sobre sustentabilidade e se lançou como comunicadora. Passou a comunicar em suas redes sociais sobre novas maneiras de se habitar neste mundo e um estilo de vida mais sustentável.
Em 2019 foi convidada a apresentar o programa Se Essa Roupa Fosse Minha, no canal GNT e em 2020 lançou o podcast O Tempo Virou, junto com seu irmão Giordanno Nader. Em 2021 colocou no mundo o curso online, Moda Sustentável e Consumo Consciente, na plataforma Yam e lançou o seu primeiro livro, “Com Que Roupa?”, pela Editora Paralela. Em 2022 lançou em parceria com a Fundação Heinrich Boll Brasil o podcast O Veneno Mora ao Lado, um dossiê sobre tudo que a população precisa saber sobre agrotóxicos e deu a luz de sua segunda filha, Celeste.